Diodo
fonte:(Teoria e desenvolvimento de projetos e circuitos eletrônicos, Antonio marco, Otávio Markus, Waldir Sandrini )Átomo
Os prótons e nêutrons constituem o núcleo: os prótons tem carga elétrica positiva e os nêutrons não tem carga elétrica.
Os elétrons têm carga elétrica negativa e giram ao redor do núcleo em órbitas concêntricas.
Quanto aos elétrons, ainda podemos salientar o seguinte:
- eles eles se apresentam em níveis de energia predispostos a partir do núcleo, em que podemos notar a presença de sete desses níveis na ordem: K, L, M, N, O, P, Q.
- O número máximo de elétrons por camadas acha-se descrito em seguida:
A última camada (também denominada camada de valência) apresenta, quando completa um total de oito elétrons denominados de elétrons de valência. Na natureza os únicos elementos que apresentam a última camada completa são os gases nobres.
Quanto às camadas inferiores, uma vez completas, não cedem nem recebem elétrons; logo, os elétrons de valência são os únicos em condição de participar de fenômenos químicos ou elétricos.
Observação: Um elétron pode girar em torno de dois núcleos quando os átomos encontram-se dispostos simetricamente.
Valência
Um átomo é estável quando quando apresenta a última camada completa, ou seja, a primeira camada possui dois elétrons e as restantes apresentam, no mínimo, oito elétrons. Para melhor esclarecimento, veja a figura seguinte:
Eletrovalência
Existe eletrovalência quando um dos átomos doa definitivamente um elétron ao átomo vizinho (que o recebe definitivamente).
O sódio (NA) cede um elétron ao cloro (CL), que passa a ter oito elétron na camada de valência. Assim, ambos os átomos tornam-se estáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário