Formação das lacunas

Com o rompimento da ligação de valência ocorre a liberação do elétron, de modo que o espaço vazio originado por tal rompimento, denominado lacuna, comporta-se como uma carga positiva que pode se mover de um lado a outro do cristal.

    a)                                                         b)

            

c)                                                      d)

            





Mecanismo de Condução de Elétrons e Lacunas


A lacuna representada na figura a) deve-se ao fato de um elétron ter sido atraído pelo polo positivo da bateria. Essa lacuna comporta-se como uma carga positiva dotada de mobilidade.

A figura b) mostra que a carga positiva móvel (lacuna) caminha em direção ao polo negativo da bateria enquanto os elétrons para o polo positivo.

observação:
Cada elétron retirado do material pelo polo positivo da bateria ocasiona a formação de uma lacuna, porém o polo negativo dela se encarrega de repor um outro elétron. Notamos na figura b) que um elétron passou a ocupar a lacuna originada pelo elétron atraído pelo polo positivo da bateria, porém, ao deslocar-se, originou em seu antigo lugar uma nova lacuna. por esse mecanismo, existem duas correntes dentro do material, uma de portadores positivos (lacunas) e outra de portadores negativos (elétrons) cujos movimentos são contrários. a lacuna apresenta carga igual à do elétron, porém com polaridade oposta, obedecendo a um potencial elétrico como o elétron, mas em sentido oposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário